1ª Expo Contru Nordeste na Bahia – Tudo sobre as tendências, novidades e soluções para área de construção civil
Em setembro, do dia 20 a 22 de setembro, aconteceu em Salvador a 1ª Expo Constru Nordeste. Uma exposição idealizada para levar insights, novidades tendências, produtos e modernas soluções do segmento da indústria da construção civil.
A Bahia não foi escolhida sem motivo, afinal 5% do PIB da construção civil nacional é originado da Bahia. Além disso, o Estado é responsável por 30% da construção civil no Nordeste. Esses dados mostram a relevância estratégico da Bahia no setor.
“A região Nordeste é uma das mais efervescentes do país quando se trata de construção civil. Apenas em Salvador, temos mais de 20 mil empresas ligadas ao setor de construção e mais de 62 mil em todo Estado. Temos a demanda e a oferta em condições diferentes de outras regiões do país, onde o mercado ou está saturado ou a concorrência acirrada dificulta o crescimento”, avalia o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, que acrescenta: “Faz todo sentido atender a demanda do mercado e promover o encontro dos principais players da cadeia da construção, oferecendo um ambiente exclusivamente projetado para o networking, para a troca de conhecimento e para a inovação”. A organização sindical foi uma das parceiras da exposição assim como o Sistema FIEB, dentre outras organizações e empresas relevantes no mercado.
A exposição apresentou fornecedores de diferentes tipos de produtos e materiais voltados a construção civil sempre trazendo as novidades no setor. Durante os três dias foi perceptível uma tendência muito forte em relação a preocupação na utilização de produtos sustentáveis.
E dentre as inúmeras novidades apresentadas na exposição pode-se destacar:
- Pisos sustentáveis:
- Impermeabilizantes:
- Espaços móveis e adaptáveis criados em contêineres:
A crescente necessidade de adaptação trouxe soluções criativas como módulos habitáveis, onde é possível alugar ou criar um layout do zero, adaptando-se totalmente a empresa.
- Asfaltos sustentáveis:
- Aumento da oferta de energia solar:
O destaque no segmento foram as tecnologias para uma atualização rápida e direta do consumo. E o fato da energia limpa estar se tornando uma alternativa popular influenciou no aumento de tecnologias e empresas voltadas pro segmento.
- Tendências de pintura:
Revestimentos texturizados, tinta de cimento queimado e cores variados estavam presentes em todos os stands.
- Texturas com material reciclado e orgânico:
Um material trabalhado em cascas maçunim, onde a partir da reciclagem das cascas de mariscos, são produzidos os revestimentos texturizados.
- Equipamentos focados no design:
Como caixa disjuntor de acrílico, iluminarias de Led, personalizações, tintas fotoluminescentes, dentre outros.
- Comunidades:
Em diversos stands, a criação de comunidades ficou evidente como uma tendência a construção de uma comunicação mais direta e abrangente com os players e stakeholders.
As palestras apresentadas durante os três dias se destacaram por apresentar as novidades na área, as potencialidades de diversos segmentos e como usar a tecnologia a favor das organizações.