ESG: o que é e por que é importante para pequenas empresas.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O que é ESG?

ESG (Environmental, Social and Governance) significa literalmente Meio ambiente, Social e Governança. O ESG é um termo acordado em 2004 no Pacto Global como uma forma para garantir que os mercados de capitais se integrem fatores sociais, ambientais e de governança em sua rotina.

O Environmental (ambiental) não é apenas sobre investir no uso de energia limpa dentro da organização, mas sobre criar um modelo organizacional específico, onde se torne natural, reciclar, economizar recursos hídricos, criar formas de reutilização da água, ou seja, desenvolver uma forma de impactar o meio ambiente, preservando os recursos naturais.

Enquanto o Social (social) é sobre criar políticas internas valorizando a diversidade, criando equidade e igualdade entre todos os membros da organização. Garantindo um ambiente de trabalho seguro e uma relação de confiança e transparência com seus stakeholders.

E o Governance (governança) está relacionado a estratégia e responsabilidade coorporativa dentro da organização, ou seja, é como suas políticas internas estão sendo seguidas e impactando os funcionários e stakeholders.

Tornando assim, o ESG como uma forma de mensurar os fatores ambientais, sociais e de governança em uma empresa, visando melhorar esses processos e resultados, a fim de criar uma sustentabilidade efetiva e eficaz.

Cada vez mais, o mercado está se interessando por empresas com atitudes sustentáveis com resultados tangíveis seja para investir ou para se tornar um cliente. Afinal ser sustentável também se tornou um índice na bolsa de valores, demonstrando o tamanho a sua importância e valorização para o mercado.

Pouco a pouco, o ESG se tornou uma variável importante para investimento, financiamentos e um modo de atrair consumidores para suas as marcas. E sua relevância aumenta a cada dia, demonstrando que não é uma prática popular que logo irá sair de moda, muito pelo contrário. Tem se tornando cada dia mais importante.

Importância do ESG

Você deve imaginar que apenas as grandes ou médias empresas devem investir em ESG, enquanto para as pequenas é desnecessário ou não faria diferença, certo? Na verdade, pensar assim é um grande erro. E o motivo é muito simples: Sustentabilidade deixou de ser um fator agregador irrelevante para se tornar um diferencial e até mesmo obrigatório para atrair investidores e consumidores.

Um banco de Minas Gerais, por exemplo, estabeleceu um compromisso na COP26: não financiar em 2023, projetos que envolvessem combustíveis fósseis, como uma forma de mostra o seu apoio e seu posicionamento a favor da sustentabilidade. E essa ação mostra uma clara tendência de incentivo para empresas voltadas a sustentabilidade.

E a tendência é dos bancos continuarem a apoiar projetos sustentáveis, ainda mais devido as mudanças climáticas e as decisões tomadas na COP26.

Mas por que uma pequena empresa deveria investir em ESG?

Investir em sustentabilidade não é apenas sobre melhorar a imagem para seus consumidores e investidores, mas, também, sobre impactar positivamente a sociedade através de ações ambientais, sociais e de governança, além de aumentar a sua competitividade no mercado. E essas ações não precisam ser grandiosas ou extremamente caras, pois devem estar de acordo com a realidade financeira das empresas.

As vantagens para as pequenas empresas adotarem ESG

A adoção de uma política clara de ESG em uma pequena empresa tem inúmeras vantagens, as quais tendem a melhorar a relação com seus consumidores, investidores, fornecedores e agregar na questão financeira. E ainda melhorar a reputação da marca, aumentando a sua visibilidade e a facilitação na obtenção de crédito nos bancos, além da possibilidade de incrementar sua equipe deixando-a mais diversa e produtiva.

Maior a possibilidade de obter crédito e financiamento

Atualmente, há muitos bancos que dão prioridade a empresas com iniciativas socioambientais estruturadas para alocar recursos.

Aumento da lucratividade

Atualmente empresas com práticas sustentáveis e focadas em desenvolver uma política clara e transparente de ESG tendem a aumentar sua rentabilidade tanto a médio quanto a longo prazo devido a fidelização de seus clientes, além da diminuição dos custos operacionais como luz e energia pela economia dos recursos e utilização de fontes limpas e mais baratas.

Valorização da marca e transparência

A sociedade e os consumidores estão se tornando cada vez mais criteriosos ao escolher uma marca, valorizando as que adotam políticas mais transparentes, um ambiente interno que valorize a diversidade e práticas socioambientais. Nos últimos anos, cresceu o número de pequenas empresas surgindo com o foco sustentável e com isso atraindo consumidores mais conscientes e defensores de sua marca.

Melhora na reputação da marca

Uma das principais vantagens está na melhora da reputação da empresa, pois suas ações sustentáveis demonstram uma preocupação com o futuro ambiental do planeta e com práticas sociais efetivas.

Atualmente, o mercado e os investidores estão cada vez mais interessados em empresas que buscam construir um negócio sustentável com boas práticas sociais e de governança.

Como implementar em sua empresa

Para colocar em prática as estratégias de ESG não é necessário começar com grandes mudanças ou gastos significativos no início, pois o mais aconselhável é focar seus esforços em uma estrutura simples com um processo de educação e aprendizado dos funcionários, a fim de incentivar e perpetuar ações sustentáveis não se restringindo ao ambiente de trabalho, mas levando para a sua residência, apresentando tais práticas aos filhos, por exemplo. E para isso é interessante começar com a utilização de uma coleta seletiva, algo relativamente barato que não irá impactar de forma considerável no planejamento financeiro a curto prazo, e quando isso se tornar um hábito para as pessoas presentes, deve-se ir implementando outras formas como rever os projetos já iniciados, buscando meios em que possa ser possível inserir ações sociais, aplicando atividades sustentáveis e sempre estar de acordo com a política de governança da empresa.

O objetivo é criar uma cultura interna positiva, onde o ESG esteja sendo aplicado aos projetos, funcionários e criando oportunidades equitativas para todos.

E dentre as inúmeras ferramentas que podem ser aplicadas para auxiliar na criação de uma estrutura para o ESG, encontra-se a matriz de materialidade. Ela é utilizada para compreender os temas mais relevantes para a organização de acordo com sua estratégia coorporativa, pois permite vislumbrar com mais facilidade os pontos chaves. Seu uso permite minimizar os custos, já que possibilita uma análise do que realmente é necessário, melhorando desta forma a competitividade empresarial e sua participação no mercado, pois é o momento em que há uma priorização das oportunidades de mercado, permitindo uma melhor compreensão das necessidades, tendências e possíveis sucessos.

Se ainda ainda não pensou em implantar ESG em sua empresa, o momento é agora!