As Inovações tecnológicas representam um papel importante na sociedade, auxiliando no desenvolvimento e melhora das condições de vida e dentre os inúmeros segmentos existentes em que é possível inovar. O setor financeiro demonstrou um grande potencial no desenvolvimento de novas tecnologias.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O objetivo das inovações é justamente para facilitar a vida das pessoas, tornando qualquer processo mais rápido, eficiente e com o menor custo possível. E uma dessas inovações que ajudou a transformar o mundo é a fintech.
Conheça um pouco mais sobre as Fintechs: e o papel da tecnologia no mercado financeiro.
O que são fintechs?
A palavra fintech surgiu da combinação de duas palavras financial e technology, em português a tradução seria tecnologia financeira.
O termo fintech é utilizado ao se referir a empresas que desenvolvem serviços puramente digitais sem a necessidade de ter um escritório físico para atender os clientes. Além da fintech se destacar no uso da tecnologia como o seu diferencial em relação as concorrentes tradicionais do mesmo setor.
Utilizando a tecnologia, as fintechs oferecem soluções mais diversas com custo menor como cartão de crédito, conta digital sem que o cliente precise se deslocar para uma agência para obter empréstimo, seguros, cartão de débito, dentre outros serviços.
Outro grande diferencial é a facilidade com que os clientes conseguem controlar todos os serviços e produtos através de seus smartphones sem a necessidade de ir a uma agência física. E tal comodidade possibilita a diminuição dos custos nos serviços oferecidos.
Como funcionam
As fintechs em geral desenvolvem projetos, sejam produtos ou serviços, com o intuito de atender a uma demanda ligada as limitações no serviço financeiro tradicional existente, através da tecnologia.
E sua facilidade em modernizar processos tradicionais ocorre devido ao seu modelo de negócio, denominado como startup. Startup é uma empresa que foca em explorar ideias criativas em diferentes segmentos sempre inovando tecnologicamente, atuando a partir de uma identificação de um problema ou demanda não atendida de um determinado público. O foco é melhorar os processos ou, simplesmente, criar novos utilizando a tecnologia – e a internet – para explorar direções diferentes.
Sendo necessário a adoção de medidas para aprimorar os serviços e produtos oferecidos sem que o acréscimo da demanda impacte e mantendo um controle sobre os processos e da qualidade.
Importância das fintechs para o mercado financeiro
A importância das fintechs para a inovação tecnológica e o mercado financeiro é inegável. Estas empresas têm sido responsáveis por mudanças significativas no setor bancário tradicional e, como resultado, abriram caminho para novos serviços, produtos e tendências de mercado, levando em consideração públicos não atendidos e demandas existentes ainda não atendidas.
As principais vantagens das fintechs e o papel da tecnologia no mercado financeiro estão relacionadas às soluções tecnológicas que permitem ao cliente ter acesso a serviços financeiros, como pagamentos, seguros, contas digitais, crédito, investimentos e serviços bancários, de forma mais fácil, segura e rentável. Além disso, a tecnologia também possibilita a automatização de tarefas, reduzindo assim os custos e aumentando a eficiência.
Também são um importante impulsionador de inovação, pois através do uso de ferramentas tecnológicas como inteligência artificial, blockchain e analytics, estas empresas podem oferecer novos serviços e produtos financeiros, que ajudam a melhorar a experiência do usuário, democratizando os serviços bancários ao facilitar a entrada de diferentes perfis econômicos nos serviços bancários digitais, expandindo o acesso às finanças para todas as classes sociais.
Além disso, a tecnologia utilizada tem ajudado a melhorar a segurança das transações financeiras. Com as ferramentas modernas, é possível reduzir o risco de fraudes e aumentar a segurança dos dados dos usuários.
As fintechs também são responsáveis pela criação de novos negócios e novas oportunidades de emprego. Com a crescente demanda por serviços financeiros modernos, muitas novas empresas estão sendo criadas e novas vagas de emprego estão sendo oferecidas.
Em suma, as fintechs têm uma grande importância para a inovação tecnológica e o mercado financeiro, pois estão trazendo mudanças significativas para o setor, como o aumento da eficiência e da segurança dos serviços financeiros, a democratização do acesso às finanças e a criação de novos negócios e oportunidades de emprego.
Vantagens das fintechs
O objetivo das fintechs como mencionado anteriormente é facilitar a vida das pessoas, minimizando a burocracia, dando maiores oportunidades para pessoas de diferentes classes sociais terem acesso aos serviços e produtos bancários com segurança e rapidez. Além de oferecer uma experiência única aos seus clientes.
A abertura de contas digitais é feita com o envio de documentos por e-mail ou através do próprio aplicativo da fintech, a fim de tornar o processo prático. Além disso, alguns dos benefícios de uma fintech:
- Tecnologia: possibilidade de resolver tudo de forma online, rapidamente e sem passar horas falando com um atendente. Tudo ao alcance de um botão; acesso a novas tecnologias dentro do segmento; facilidade com empréstimo e seguros.
- Agilidade: menos burocracia na realização de procedimentos.
- Novidade: inovações tecnológicos e de processos.
- Preço justo: serviços com preços competitivos e, muitas vezes, mais baixos em compara~]ao aos bancos tradicionais.
E como um exemplo de fintech, pode-se destacar a PJ Bank.
E você, já conhecia as vantagens de uma fintech?