Incorporação Imobiliária Rural: Tudo o que você precisa saber

Incorporação Imbiliária Rural

O desenvolvimento imobiliário rural pode trazer uma alternativa interessante e lucrativa para muitos empreendimentos, sendo um ótimo investimento para quem deseja ter sua empresa fora das áreas urbanas. Neste artigo, o objetivo é que você termine a leitura ciente dos conhecimentos básicos que compõe a decisão de ter um negócio na zona rural. Quer saber mais? Leia na SGN Sistemas!

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O que é Incorporação Imobiliária Rural?

Em primeiro lugar, a incorporação imobiliária rural propõe a transformação de zonas agrárias em espaços para o prosseguimento de negócios residenciais ou comerciais. Uma vez que se conectar com a natureza para desacelerar da rotina e realizar atividades relacionadas ao lazer, traz o cenário ideal para incorporadores investirem em imóveis localizados nas áreas rurais. Como por exemplo: loteamentos rurais, condomínios de chácaras, fazendas destinadas ao agronegócio entre outros.

O que é Incorporação Imobiliária Rural?

Contudo, essa atividade envolve a subdivisão da área em lotes para venda, obedecendo a regulamentação, obtenção de licenças e instalação de infraestrutura básica. Ademais, vale salientar que segundo a Constituição Federal, no que diz respeito as zonas rurais, o INCRA realiza um papel importante, em nível nacional, do ordenamento fundiário, regularização de propriedades e políticas de reforma agrária.

Quer entender mais sobre o INCRA? Clique aqui e saiba mais detalhes!

Veja algumas vantagens em ter seu negócio na zona rural

  • Valorização de Terreno: Transformar áreas degradadas em empreendimentos produtivos, como loteamentos rurais ou condomínios agropecuários aumenta expressivamente o valor do terreno;
  • Diversificação de Renda: A venda ou arrendamento de lotes rurais pode gerar fluxo de caixa constante para o incorporador, além de abrir oportunidades para parcerias com investidores;
  • Incentivos Fiscais e Legais: Em alguns casos, projetos rurais podem contar com benefícios fiscais ou linhas de crédito específicas para desenvolvimento rural, reduzindo custos e aumentando a viabilidade do empreendimento .

E quais são as desvantagens?

  • Dificuldades fiscais e legais: Falhas na documentação podem paralisar o projeto, pois a regularização fundiária envolve questões como desapropriações e exigências de licenças.
  • Custos elevados de infraestrutura: A necessidade de construir infraestrutura básica (como: estradas, água, energia) em áreas remotas pode aumentar os custos do projeto, especialmente em regiões com acesso limitado.
  • Riscos Ambientais: A incorporação rural está sujeita a normas ambientais rigorosas, como por exemplo a preservação de áreas de reserva legal e de preservação permanente. Descumprir as normas pode resultar em multas ou até no impedimento do projeto .
  • Atrasos na obra: Execução de obras em áreas rurais podem enfrentar atrasos devido à burocracia ou à dificuldade de acesso a fornecedores e mão de obra qualificada .

Conclusão

Em suma, é notável que a incorporação imobiliária rural fornece oportunidades para todos que desejam introduzir sua empresa nesse segmento, mas exige conhecimento técnico, um estudo cuidadoso e atenção às questões legais, ambientais e de infraestrutura. Logo, é preciso ter um bom planejamento ao lado de profissionais especializados para dar o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio.

Quer mais conteúdos como este? Inscreva-se na SGN Sistemas clicando aqui!