BDI: O que é e como calcular nos orçamentos das obras

BDI e orçamento

O que é BDI e como calcular em suas obras

No mundo dos negócios, planejar o orçamento corretamente é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer projeto ainda mais em empresas de Construção Civil. Neste artigo, vamos abordar uma estratégia importante para o planejamento orçamentário: o BDI (Benefício e Despesa Indireta).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Primeiramente, vamos entender o que é o BDI e como ele pode ajudá-lo a otimizar seus recursos e alcançar melhores resultados.

O que é o BDI

BDI é a sigla para Benefício e Despesa Indireta, sendo uma taxa aplicada tanto a custos adicionais e indiretos quanto a custos diretos em um projeto.

Os custos indiretos podem ser impostos, taxas administrativas, embalagens, pagamentos, frete, seguro, e outros fatores que não estão diretamente relacionados ao custo direto de um produto ou serviço orçado previamente no projeto.

Imagine a tranquilidade de ter uma visão clara de todos os custos indiretos envolvidos, como impostos, despesas administrativas e outras variáveis. Com o BDI, você poderá tomar decisões informadas, evitando surpresas financeiras desagradáveis ao longo do caminho.

Aplicando BDI em um orçamento

Há inúmeras formas para a utilização do BDI em um orçamento e a seguir será descrito alguns motivos para utilizar o BDI em um orçamento.

  1. Precificação adequada: Ao incluir o BDI no cálculo dos custos, você garante que todos os custos indiretos estão sendo considerados na precificação dos seus produtos ou serviços. Isso evita que você tenha prejuízos ou que deixe de cobrir todos os custos envolvidos na operação.
  2. Análise de viabilidade: O BDI também é uma ferramenta importante para a análise de viabilidade de projetos. Ao considerar todos os custos indiretos, você pode avaliar se um projeto é realmente rentável e se vale a pena investir recursos nele, pensando no retorno econômico que obterá com o projeto.
  3. Negociações mais eficazes: Ao conhecer o seu BDI, você tem uma base sólida para negociações com fornecedores e clientes. Você pode utilizar o BDI como argumento para justificar seus preços e garantir que está sendo remunerado adequadamente pelos seus produtos ou serviços.
  4. Controle financeiro: O BDI também é uma ferramenta importante para o controle financeiro da empresa. Ao acompanhar de perto os custos indiretos é possível identificar oportunidades de redução de despesas e tomar decisões mais assertivas em relação aos investimentos da empresa.

O objetivo na utilização do BDI em um orçamento é justamente ter um controle sobre possíveis custos indiretos, os quais não são necessariamente fixos, podendo variar.

E se você utiliza planilhas saiba que é possível incluí-lo, entretanto pode não ser uma solução eficiente, já que será necessário uma fórmula especifica e pessoas que saibam criá-la, além da possibilidade de errar na inclusão dos valores.

Por isso, recomenda-se a utilização de um sistema de ERP para uma maior assertividade e controle na inclusão dele em um orçamento, contribuindo para um gerenciamento completo.

Como um sistema de ERP pode facilitar no uso do BDI

A evolução tecnológica possibilitou a diminuição dos erros ao proporcionar sistemas a fim de facilitar a gestão completa de um projeto, desde o seu orçamento até a fase final de execução, e dentre muitos sistemas, podemos citar o ERP. O foco do ERP é o gerenciamento empresarial para facilitar os processos, tornando-os mais práticos para as empresas.

E uma das estratégias fundamentais para o planejamento de orçamento é o BDI. Ao considerar todos os custos indiretos na precificação dos produtos ou serviços, é garantido uma orçamentação mais adequada evitando prejuízos. Além disso, o BDI também é uma ferramenta importante para a análise de viabilidade de projetos, negociações mais eficazes e controle financeiro da empresa. Portanto, ao planejar o seu orçamento, não deixe de considerar o BDI como uma estratégia para otimizar seus recursos e alcançar melhores resultados.

Benefícios em utilizar o BDI no sistema SGN

O nosso sistema oferece uma solução eficiente para controlar todos os gastos indiretos do seu projeto ou obra. Ao utilizar o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), você terá o poder de gerenciar seu orçamento com autoridade e precisão.

Como especialistas no setor softwares de gestão financeira, entendemos a importância de manter o controle financeiro durante um projeto ou obra. Com o nosso sistema e a aplicação do BDI, você terá todas as ferramentas necessárias para monitorar e otimizar cada centavo investido, evitando surpresas desagradáveis e mantendo-se dentro da estimativa inicial.

Nossa abordagem é baseada em sólidos conhecimentos e 25 anos de experiência no campo. Somos referência para empresas de construção civil, energia solar, comunicação visual, dentre outros segmentos.

Ao escolher nossa solução, você estará se beneficiando da nossa autoridade no assunto, garantindo uma gestão financeira precisa e eficaz.

Não arrisque o sucesso do seu projeto ou obra. Conte com a nossa expertise para alcançar resultados excepcionais.