O que você precisa saber para tornar a gestão de estoque mais eficiente

A gestão de estoque permite aumentar a lucratividade de sua empresa

Uma boa gestão do sistema de controle de estoque possibilita atingir os objetivos financeiros da empresa dentro do prazo determinado, ou até mesmo antes, pois a partir do momento em que há um manejo adequado dos recursos é possível administrar de forma mais eficiente, ainda mais se integrar a gestão de compras com estoque. Afinal, financeiramente, não é viável ter excesso de mercadorias sem saída, pois isso significa que você precisa aumentar a rotatividade de seu estoque e consequentemente seus lucros, ou seja, sua empresa está perdendo dinheiro se seu estoque permanece parado.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

E saber o momento certo para reabastecê-lo assim como identificar a quantidade de produtos existentes no estoque para suprir a demanda é necessário para manter seu o giro do estoque alto. Por isso, se faz necessário ter uma gestão de estoque em empresas de todos os tamanhos.

Otimizando a gestão com o giro de estoque

Giro de estoque é a forma utilizada para mensurar a quantidade de produtos vendidos por um período de tempo e o volume necessário para a empresa lucrar, além de identificar quais produtos se encontram com um baixo volume de vendas. Esse tipo de indicador é relevante para definir se a gestão de estoque aplicada está sendo eficaz, e caso não esteja, quais os melhores meios para direcionar um planejamento que aumente o volume de vendas.

Para calcular o giro de estoque é preciso conhecer seu produto; saber o número de produtos em estoque e o número de pedidos realizados pelos consumidores.

Giro de estoque = total de vendas / volume médio do estoque

E o resultado será a quantidade de giro de estoque do produto por ano.

Calculou o seu giro de estoque e identificou problemas? Não se preocupe, pois isso é normal. Mas em casos assim é necessário tomar algumas medidas para melhorar o giro de estoque do seu produto:

Aumente a rotatividade dos produtos

Quando há um controle sobre a quantidade de produtos oferecidos e vendidos, torna-se mais fácil identificar qual deles tem baixo giro de estoque, maior rotatividade e a influência da sazonalidade. E, desta forma, é muito mais prático manter um gerenciamento adequado para criar campanhas de vendas mais direcionadas aos produtos cujo estoque estão altos, mas sem saída, por exemplo.

Compreenda os ciclos sazonais

Produtos com saídas maiores em épocas especificas do ano devem ter um gerenciamento diferenciado, pois sua gestão deve ser realizada baseada na procura nestes períodos, além de ter um cuidado maior para não permanecerem sem saída.

Controle as projeções de vendas

Possuir um conhecimento adequado sobre os produtos oferecidos assim como a demanda durante um certo período de tempo favorece a criação de projeções de vendas. As quais norteiam o planejamento anual, semestral ou trimestral da empresa, além de ser importante diversificar o portfólio de produtos e serviços.

Invista em tecnologia

Investir em tecnologia não é um custo, mas, sim, um investimento ao se tratar de gestão de estoque, pois há inúmeros benefícios como:

  • análise gerencial baseada em relatórios específicos facilitando a tomada de decisões;
  • redução de perdas de materiais e mercadorias;
  • aumento da lucratividade do negócio;
  • gestão de inventários e reposição dos produtos mais eficiente ;
  • informações registradas com mais precisão;
  • gerenciamento dos produtos pelo seu volume máximo e mínimo;
  • aumento da satisfação do cliente.

E investir em um sistema ERP é uma das melhores formas de controlar e gerenciar tanto a sua empresa quanto o estoque.

Desenvolva seus funcionários

Para manter o seu estoque com um giro alto é necessário treinar seus funcionários para realizarem vendas que satisfaçam os clientes.

O tamanho de sua empresa não importa! Quando se trabalha com estoque é preciso tomar cuidados redobrados para manter a margem de lucro de sua empresa alta.

E o que você está fazendo para melhorar o giro do seu estoque?