Plano de Contas Contábil: Tudo o que você precisa saber!

Plano de Contas Contábil: Tudo o que você precisa saber!

Se você está imerso no universo contábil, certamente em algum momento já deve ter ouvido falar em termos como: “De/Para”, códigos contábeis, Balanço Patrimonial ou Demonstrativo de Resultado e Exercício. Palavras chaves como essas, são muito comuns na contabilidade, principalmente quando se trata do Plano de Contas Contábil e suas funcionalidades. Caso você seja novo no segmento, ou deseja se aprofundar para reestruturar sua gestão contábil, criamos esse artigo para você saber tudo sobre o Plano de Contas Contábil. Fique por aqui e continue a leitura na SGN Sistemas!

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Gestão contábil: Como você controla as contas da empresa?

Para começar, é preciso entender que um plano de contas contábil é uma estrutura organizada que lista e classifica todas as contas utilizadas por uma empresa para registrar suas operações financeiras e patrimoniais. Ou seja, essa ferramenta registra todas as movimentações financeiras da sua empresa, garantindo consistência na elaboração de relatórios contábeis como o Balanço Patrimonial ou o Demonstrativo de Resultado e Exercício (DRE).

No entanto, como o plano de contas realiza esse registro? Através do que chamamos na contabilidade de: códigos contábeis. Em outras palavras, cada movimentação ou transação feita dentro de uma empresa é registrada através de um código próprio e específico categorizando cada conta existente. No fim desse processo, você terá panorama geral da contabilidade do seu negócio dentro de um documento que além de classificar todas as contas também irá detalhar os valores de cada uma delas.

Como os códigos se relacionam com o Balanço Patrimonial e o DRE?

Como abordado anteriormente, os códigos contábeis são a base para a geração dos relatórios financeiros, como o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Ou seja, enquanto BP divide-se entre os grupos: ativos, passivos e patrimônio líquido, o DRE é dividido entre receitas, custos e despesas. Confira abaixo alguns exemplos de como a estrutura de codificação funciona:

Quer saber como funciona as categorias de um Plano de Contas? Clique aqui e acesse nosso conteúdo exclusivo!

Além disso, é fundamental destacar a relevância desse cruzamento de informações, pois ele assegura:

  • Precisão nos Relatórios Contábeis: pois a aplicação incorreta de um código como: registrar um aluguel pago como ativo em vez de despesa, pode distorcer simultaneamente os relatórios do BP e a DRE, comprometendo sua análise financeira;
  • Eficiência na Auditoria: Uma codificação quando bem estruturada permite não só o rastreamento ágil de transações, como também embasa decisões estratégicas com dados confiáveis;
  • Conformidade com Normas: Atender obrigações como o SPED Contábil, exige que os relatórios sigam classificações precisas e detalhadas, garantindo transparência diante aos órgãos fiscais.

Conclusão

Portanto, através desse artigo foi possível perceber como os códigos contábeis funcionam no Plano de Contas Contábil. Conectando cada transação financeira as suas respectivas contas numa linguagem universal que atingem empresas de todos portes e segmentos. Logo o quanto antes você puder dominar esses conceitos, melhor será a sua gestão e o desempenho da sua empresa.

Gostou deste artigo? Clique aqui e tenha acesso a mais conteúdos nas redes sociais da SGN Sistemas!

admin:

This website uses cookies.