Por que as pequenas empresas devem investir em tecnologia?

Os últimos dois anos trouxeram inúmeros desafios, mas um aprendizado essencial para as pequenas e médias empresas: a necessidade de investir em tecnologia.

No decorrer dos anos, a tecnologia sempre esteve presente em produtos/serviços únicos que mudaram algum segmento e, consequentemente, a vida de seus clientes, e para perceber essa tendência basta pensar na internet, energia elétrica e aparelhos eletrônicos como celular.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A tecnologia com o passar dos anos se tornou um importante aliado para empresas de qualquer tamanho, pois permitiu identificar os maiores problemas internos de gestão ou até mesmo financeiros, além de aumentar a produtividade através de indicares específicos e diminuir custos ao otimizar os processos.

Importância da tecnologia e seus benefícios

Um dos motivos mais importantes para as pequenas empresas investirem em tecnologia é manter-se atualizada as necessidades do mercado, aumentando o alcance de seus clientes, transformando esse “custo” em investimento. Além de oferecer ferramentas que auxiliam as pequenas empresas a se desenvolverem, tornando-as mais competitiva e aumentando a possibilidade de seu crescimento, pois permitem que economizem recursos, tempo e melhorem sua gestão, impactando positivamente em sua rentabilidade e oferta de produtos e serviços.

5 tecnologias que devem ser implementadas em sua empresa hoje

No mercado há inúmeras opções tecnológicas para as empresas modernizarem seus processos. Mas há cinco que devem ser implementadas quanto antes, além de não possuírem um alto investimento:

1.CRM

Se a sua empresa ainda utiliza planilhas para administrar seus clientes, este é o momento para se modernizar. O CRM é um software que permite às empresas manterem um controle sobre seus clientes atuais desde o momento em que começaram a interagir com a empresa até o fechamento da compra.

2. ERP

É um sistema de software que auxilia o gestor a administrar cada aspecto, seja financeiro, estoque, compras, dentre outros, da empresa, interligando os dados e processos, facilitando o gerenciamento, a diminuição dos custos e aumento dos lucros, pois permite ao gestor um maior controle. Atualmente, a SGN permite que o usuário acesse o ERP SGN em qualquer computador, basta apenas ter acesso à internet.

3. Backup

Manter a segurança dos dados de sua empresa e de seus clientes deixou de ser opcional há muito tempo!

Somente no ano de 2022, no Brasil foi registrado 31,5 bilhões tentativas de ataques cibernéticos às empresas. Mas, se você pensa que isso acontece apenas em grandes empresas, está enganado. As pequenas e médias empresas também são alvos e a melhor forma de permanecer seguro é ter uma segurança de dados eficiente e manter backup de seus arquivos e sistemas.

4. Internet das coisas:

A internet das coisas (IoT) é de forma simples, como os objetos se conectam a internet trocando dados entre si, visando melhorar a vida do usuário. Em uma empresa pode ser utilizado para manter temperaturas específicas para o produto permanecer em conservação, identificar o volume de estoque ou até mesmo fechar as portas diante de movimentos estranhos, ou de desconhecidos. As possibilidades são infinitas.

5. Beacon

O Beacon acabou se tornando um aliado perfeito para o varejo, utilizando a tecnologia evoluída do bluetooth, ao permitir que as empresas localizem seus possíveis clientes na internet, direcionando produtos e mensagens personalizadas, atraindo os clientes para seu site ou lojas físicas.

As possibilidades tecnológicas são inúmeras, permitindo que qualquer orçamento possa usufruir de tais benefícios. Em qual tecnologia irá investir no próximo ano?

Inscreva-se na newsletter para receber artigos e dicas de gestão

* indicates required