No Brasil problemas com inadimplência em contratos imobiliários tanto de compra e venda quanto de locação é algo muito comum. Geralmente, isso ocorre quando uma pessoa ou empresa descumpre com suas obrigações legais e financeiras previamente estabelecidas no contrato. Neste artigo vamos explicar como você pode reduzir inadimplências contratuais na sua empresa. Quer saber mais? Continue aqui na SGN Sistemas!
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O que é Inadimplência?
Como citado anteriormente, a inadimplência é um termo utilizado para descrever quando uma pessoa ou empresa não cumpriu com seus acordos financeiros dentro do prazo de vencimento, ou seja que está em dívida. Para uma empresa, os impactos da inadimplência podem ser sinônimo de prejuízos em quase todas as esferas, como por exemplo:

- Financeiro: A falta de planejamento financeiro pode resultar em atraso de pagamentos, dificuldade em prever entradas e saídas no caixa aumentando o risco de inadimplência;
- Comercial: Pendências financeiras mal resolvidas afetam a credibilidade de qualquer negócio podendo comprometer contratos futuros nas relações comerciais;
- Custos com cobranças: Com o débito em aberto, a aparição de cobranças adicionais como taxa de juros ou multas possibilitam mais despesas do que o esperado;
- Recursos Humanos: Demissões de funcionários e atraso salarial podem afetar a produtividade da sua equipe, o clima organizacional e a imagem da empresa;
- Investimentos: A empresa pode enfrentar limitações para investir em expansão, inovação ou melhorias para o alcance de novas metas;
- Jurídico: pendências financeiras podem levar ao aumento de ações judiciais tanto para cobrar dívidas como para acompanhar processos, além do gasto com assessoria jurídica para resolver essas questões.
A inadimplência influencia diretamente na pontuação de crédito, o que pode trazer empecilhos para empréstimos em geral e até nos financiamentos imobiliários, além de acarretar futuramente em ações judiciais como penhora de bens e bloqueio bancário.
Quer saber como consultar dívidas e pendências fiscais ? Clique aqui e saiba mais!
Entenda como reduzir inadimplência na sua empresa
Para começar, é preciso entender que manter a saúde financeira de uma empresa é um dever diário tanto para empresários quanto para consumidores. Logo, para cenários de crise como esse, é necessário ter estratégia para evitar aumentos significativos nos custos de operação. Segue abaixo algumas estratégias que podem te ajudar a minimizar inadimplências na sua empresa:
- Análise de Perfil: Consulte o sistema de proteção ao crédito e avalie o histórico financeiro do seu cliente, score de crédito, referências comerciais e capacidade de pagamento.
- Contratos bem estruturados: Elabore contratos detalhados e objetivos contendo prazos, condições de pagamento, multas por atraso e juros.
- Ofereça várias formas de pagamento: Ter várias opções de pagamento como: cartão, boleto, PIX, débito automático facilitam o cumprimento das obrigações financeiras.
- Renegociação de dívidas: Ofereça planos de pagamento flexíveis para clientes inadimplentes, com prazos estendidos ou descontos para quitação à vista;
- Sistemas de Gestão: Utilize softwares de gestão financeira para monitorar contas a receber, emitir alertas de vencimento e gerar relatórios de inadimplência. Mantenha sempre o controle de gastos com as ferramentas certas.
Como a legislação aborda casos de inadimplência?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, não é permitido qualquer constrangimento, ameaça ou cobrança de dívidas de forma abusiva ao devedor. Desta forma, apesar do credor ter total direito de solicitar o pagamento, a legislação brasileira adverte que ele deve agir utilizando meios legais, por exemplo: a negativação do nome, cobrança administrativa e ação de cobrança. Ademais aqui abaixo temos alguma leis podem auxiliar na sua tomada de decisões relacionado á inadimplências:
- Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991): Estabelece as regras para contratos de locação, incluindo prazos para cobrança e despejo. Em caso de inadimplência, o locador pode notificar o locatário e, após 30 dias, entrar com uma ação de despejo.
- Código Civil (Lei 10.406/2002): Regula os contratos de compra e venda, incluindo cláusulas de inadimplência e rescisão, permitindo a retomada do imóvel em caso de descumprimento do contrato.
Conclusão
Em suma, o surgimento de inadimplências é um desafio que afeta a economia em geral, visto que o capital deixa de circular enfraquecendo o consumo e o crescimento econômico do país. Sendo assim, encontre a solução em ferramentas que auxiliem a estar cada vez mais no controle de suas finanças na empresa.
Com a SGN Sistemas você tem suporte suficiente para organizar todas as contas pagas e as que vão vencer. Impulsione agora o crescimento do seu negócio!
Gostou deste conteúdo? Clique aqui e permaneça informado com a SGN Sistemas!