A constante evolução tecnológica é uma realidade inegável, o que indica a importância de se manter atualizado para alcançar melhores performances e resultados. No entanto, mesmo em situações em que tudo parece funcionar bem, a transição do Servidor Local para a Nuvem demonstra que sempre há espaço para melhorias significativas.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O que é o Servidor Local?
O Servidor Local é um computador responsável por armazenar e compartilhar informações dentro de uma rede local e é comumente adotado em ambientes empresariais. Tem como objetivo o aumento da produtividade, organização e a garantia de um custo-benefício vantajoso.
E como funciona o Servidor Local na prática?
Porém, na execução do mesmo, há considerações que devem ser expostas, pois além do aporte inicial considerável para sua aquisição, ainda há os custos contínuos de manutenção, atualizações e consumo energético. Valendo ressaltar, também, que qualquer falha no servidor pode resultar no não funcionamento, afetando diretamente os objetivos iniciais de investimento.
O avanço das tecnologias e as suas possibilidades
Administrar um negócio em um mercado cada vez mais competitivo requer avaliação constante de cenários e possibilidades, visando manter-se à frente da concorrência. Um exemplo de análise de oportunidade que quando colocado em prática tem dado um excelente retorno é a adoção do home office por diversas empresas.
Essa prática tem proporcionado uma redução significativa de despesas, como transporte, energia e limpeza, além de oferecer a chance de trabalhar com profissionais de diferentes regiões. Esse cenário é viabilizado pelos avanços tecnológicos, que conferem uma flexibilidade que dificilmente será alcançada com o uso exclusivo de Servidores Locais, os quais dependem da conexão em uma mesma rede local. Por outro lado, a Nuvem (ou Cloud), permite o acesso aos servidores de qualquer lugar do mundo.
Mas… o que é a Nuvem ou o Cloud?
A Nuvem, que é “Cloud” em inglês, é um dispositivo remoto acessível pela internet, sendo utilizada para armazenar dados, executar aplicativos e oferecer serviços diversos.
Em um ambiente corporativo atual, o acesso a plataformas de Nuvem acaba por torna-se um forte aliado, uma vez que permite a tranquilidade de, em caso de falha de um servidor, outros poderem assumir a carga de trabalho, mantendo os serviços disponíveis e não prejudicando a produtividade.
É necessário ressaltar, também, que não há a preocupação com a manutenção física dos servidores, já diminuindo os custos para a Organização.
Conclusão
Diante dos expostos acima, é inegável os benefícios imediatos da implementação da Nuvem para aqueles que buscam melhor desempenho e resultados. A flexibilidade do acesso remoto, a redução de custos, a possibilidade de pagamento apenas pelos recursos utilizados e a segurança aprimorada são apenas algumas das vantagens.
Diante desse panorama, torna-se evidente a importância de olhar para futuro e aproveitar as oportunidades, impulsionar crescimento e eficiência são essenciais para longevidade de qualquer negócio.
Se interessou pelo conteúdo e gostaria de ampliar ainda mais seus conhecimentos? Inscreva-se em nossa página e mantenha-se sempre atualizado com temas relevantes!