Resoluções pessoais de ano novo são famosas durante esse período, já que ano novo é igual a vida nova. Mas não podemos esquecer que também é o momento ideal para avaliar o futuro da sua empresa e observar o comportamento de seus consumidores, afinal a cada momento tudo muda, sendo extremamente necessário se adaptar a tais mudanças constantemente.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!E dada as situações adversas dos anos de 2022 e 2021, como a COVID 19 e a Guerra da Ucrânia, a forma como as pessoas consumiam produtos e serviços sofreu grandes alterações. Por exemplo, o aumento de compras pela internet durante o período de pandemia acelerou os negócios digitais e a necessidade do aprimoramento logístico. Ficando claro o desejo dos consumidores em obter serviços e produtos de forma mais prática, rápida e com qualidade.
E as novas tendências para o mercado surgem em vista da mudança no comportamento dos consumidores, do momento econômico e, também social de cada cultura.
O que é uma tendência?
Tendência é algo que direciona alguém a seguir determinada direção ou agir de uma maneira específica. Não se restringindo apenas a isso, pois como na moda, uma tendência pode determinar a escolhe de inúmeros indivíduos dentro de uma sociedade devido a sua influência.
E para o meio empresarial, as tendências servem para nortear o planejamento para aquele determinado ano, podendo especificar alguns fatores sobre seu produto ou serviço como precificação e preferências de consumo.
Sendo a melhor forma para identificar as novas tendências através de uma pesquisa de mercado, escutar o seu cliente e se atualizar através de feiras e eventos sobre o seu tipo de negócio.
Tendências de mercado para 2023
E para o ano de 2023, as tendências de mercado se concentram, principalmente, na transformação digital e na tecnologia.
1. Transformação Digital
De acordo com um relatório da Mckinsey, empresas com uma cultura digital já amadurecida, apresentam resultados financeiros até três vezes maior que as demais, evidenciando a importância de investimento nessa área. Além do benefício em aumentar sua receita, permitindo que sua empresa melhore sua capacidade produtiva e se torne referência para outras do mesmo segmento.
A popularização da internet, aparelhos celulares e computadores influenciou no modo como as pessoas consomem e consequentemente no desenvolvimento de certas tecnologias, as quais surgiram para melhorar a vida dos usuários, tornando os processos empresariais mais práticos. E atualmente, as tendências evidenciam a importância das empresas em se reinventarem digitalmente.
Podendo ser citado a tecnologia 5G, a internet das coisas, realidade aumentada e cloud computing. Cada uma das tecnologias apresentadas automatizam processos, oferecem uma cyber segurança melhor, facilitando e tornando mais prática o dia-a-dia de seus usuários.
2. Investimento em tecnologia
Engana-se quem acredita que a existência de um perfil nas redes sociais se enquadra neste tópico, pois investir em tecnologia é buscar uma forma de melhorar os resultados de sua organização ao optar por ferramentas que minimizem o gargalho dos processos produtivos, aumente a produtividade e melhore a gestão do tempo no ambiente de trabalho. E a melhor forma para isso é a utilização de sistemas que viabilizem tais mudanças como CRM, ERP, dentre outros.
3. Supply Chain e autossuficiência
O ano de 2022 trouxe muitos ensinamentos para o mundo empresarial, especialmente, na questão de autossuficiência nas cadeiras produtivas. A instabilidade econômica oriunda das consequências da Guerra da Ucrânia e da pandemia em países como a China, alertou ao mundo a necessidade em observar em tempo real a demanda e oferta dos seus produtos, a fim de evitar um desabastecimento. Tornando-se cada vez mais popularizado a diversificação de fornecedores, os quais são muitas vezes locais e a necessidade de análises mais precisas com sistemas específicos. Tornando-se mais habitual as empresas retornarem para seu país de origem apesar dos altos custos.
4. ESG
Apesar do termo ter surgido em 2005, ESG (Governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social, and corporate governance) ganhou força durante o período da pandemia, momento em que muitos consumidores começaram a se aproximar de marcas que demonstravam um maior cuidado com essa prática. E tal comportamento tende a aumentar durante os próximos anos de acordo com uma pesquisa da PWC, a qual evidencia ainda mais a importância da adoção de políticas e práticas de ESG nas empresas.
E apesar de todos os benefícios, a maioria das empresas acabam não utilizando a potencialidade de tal prática ao adotar medidas simples e conversadoras. O mercado valoriza cada vez mais empresas que se tornam mais consciente do impacto ambiental e social de suas ações.
Essas são apenas algumas das tendências que serão destaques no ano de 2023, lembrando que para sua empresa qualquer investimento em inovação e/ou tecnologia representa uma oportunidade de crescimento.