Como a tecnologia e a construção civil podem ser aliadas

Cesar Dias 9 de abril de 2020
 Como a tecnologia e a construção civil podem ser aliadas

Aumentar a produtividade e eficiência com a ajuda da tecnologia requer planejamento e investimentos. 

Nos últimos anos, todos os setores precisaram se reinventar em níveis sustentáveis, e não foi diferente com o setor de construção civil. Ao entender a importância dos processos de planejamento, controle de obras com automação e integração, o setor passou a compreender a tecnologia como uma das suas principais aliadas. 

As profundas transformações tecnológicas vêm conferindo um diferencial às empresas e criando possibilidades até então não contempladas. Além disso, permite o uso mais racional do tempo, material e mão de obra, pois agiliza e auxilia na gestão em todas as fases do projeto, no orçamento e na execução. 

Conheça a relevância da tecnologia para a construção civil e descubra como as inovações podem ser suas principais aliadas.  

As transformações da Construção 4.0

A Construção 4.0 representa uma verdadeira revolução no setor, trazendo maior inovação e eficiência para empresas dos diversos segmentos da construção civil. O conceito derivado da Indústria 4.0, surgiu com a Revolução Industrial, ainda no século XIX. Com o passar dos anos, foram surgindo novos sistemas de produtividade e automação. 

No ramo da construção civil, a versão 4.0 se caracteriza pela entrada de máquinas inteligentes e recursos conectados à internet, especialmente softwares. Dessa forma, tarefas realizadas de forma manual, passaram a ser executadas de maneira eficiente e automatizada em todas as etapas do projeto, execução e gestão da obra, impactando no crescimento dos resultados e redução dos custos. 

Tecnologia na fase de projeto

Os modernos softwares revolucionaram os projetos da construção civil. Isso se deve ao fato de que essas ferramentas permitem que o profissional crie os desenhos e gere visualizações em três dimensões, com detalhes construtivos que minimizam os imprevistos durante a execução.  

Além disso, os softwares modernos possibilitam cálculos estruturais, simulações de carregamentos e deformações, vibrações, efeitos do calor e diversos outros módulos auxiliares. As modernas aplicações de renderização permitem visualizações simuladas externas e internas das construções, fluxos de pessoas, objetos e materiais, além de decoração e acabamento virtualizados, para que o cliente possa visualizar em detalhes como a obra ficará quando finalizada.  

A tecnologia na gestão da obra e cronograma 

Aqui é onde construção civil e tecnologia andam de “mãos dadas”. As tecnologias modernas, como softwares integrados de gestão, favorecem a ordenação do fluxo de fornecimento de material e insumos e permitem alocar o tipo e quantidade adequada de mão de obra para cada etapa. 

Assim, o administrador da obra, engenheiro ou encarregado é capaz de controlar todas as etapas construtivas e fazer um uso mais efetivo da força de trabalho, do espaço, do canteiro de obra e dos materiais, evitando desperdícios e perdas. 

A tecnologia na execução da obra

Durante essa fase, as ferramentas modernas trazem benefícios sem precedentes, contribuindo para evitar erros. Como na maioria dos casos, as falhas resultam em retrabalho, visando minimizar isso, a tecnologia garante maior produtividade e economia de recursos. 

Alguns exemplos de inovação são os niveladores a laser, vibradores de concreto microprocessado, guincho computadorizado e com sensores para evitar acidentes e modernos equipamentos de segurança. Essa abordagem é parte de uma mudança de cultura, que implica em melhora da produtividade, inteligência e eficiência. 

Benefícios da tecnologia para a construção civil 

A tecnologia, portanto, aumenta a produtividade e a eficiência, desde a concepção do projeto arquitetônico até a compra e utilização de materiais, permitindo uma mudança de perspectiva de todo o setor produtivo. Se atualizar em relação às modernas práticas e ferramentas é uma exigência, afinal, as obras de caráter inteligente e conectado são uma realidade. 

A tecnologia é uma grande aliada que confere mais precisão a todas as etapas da obra, desde o projeto até a execução. Além disso, adotar inovações e sistemas focados em processos de obras traz benefícios em diferentes aspectos. 

Redução de custos 

As tecnologias preveem e previnem riscos, erros e acidentes no andamento da obra. Sistemas capazes de controlar as etapas e obter os resultados esperados, conseguem medir o desempenho da equipe e o rendimento dos materiais, proporcionando previsibilidade do caixa e acompanhamento de custos em tempo real.  

Aumento da produtividade

Várias etapas de uma obra demandam muito tempo se realizadas de forma manual. Entretanto, o uso de plataformas e ferramentas adequadas, possibilita concluir as atividades mais rapidamente, aumentando a produtividade dos funcionários. 

Os softwares de gestão fazem toda diferença e permitem que você acompanhe prazos e resolva problemas e imprevistos. 

Fortalecimento do registro de informações 

A comunicação é essencial em qualquer etapa de uma obra de sucesso. Ao favorecer o registro de informações a tecnologia ajuda bastante na coleta e armazenamento de dados, garantindo a confiabilidade dos repasses entre os gestores e suas equipes. Além disso, também favorece o compartilhamento de informações, permitindo uma maior conexão entre os setores, com consequente melhora do desempenho. 

Possibilidade de mensuração de resultados 

Acompanhar o andamento da obra é determinante para que tudo seja cumprido conforme esperado. Porém, sem controles e informações, é difícil entender o que falta ser realizado e detectar os principais pontos de melhora. 

Com a tecnologia, especialmente, softwares de gestão, todos os dados são registrados de forma adequada e levam a uma tomada de decisão mais embasada e precisa. 

Softwares de gestão integrada

A gestão, especialmente financeira, é uma atividade essencial em qualquer tipo de obra, independente do porte ou segmento. Por isso, softwares de gestão online são uma importante tecnologia da construção civil, pois estão integrados com o orçamento da obra e possibilitam a apropriação dos custos por etapas. Assim, é possível monitorar facilmente a saúde financeira do empreendimentos e controlar todas as movimentações.  

Os softwares de gestão também permitem monitorar o andamento das obras; o resultado do empreendimento; orçamentos; recebimentos; apresentação dos serviços e composições com custo unitário; detalhamento dos custos com mão de obra, produtividade e material; cronograma; planejamento e venda reajustada. 

Para se destacar no mercado da construção civil, você precisa usar e dominar a tecnologia. Assim como nos demais setores que incorporaram a tecnologia para aumentar suas taxas de produtividades, é evidente que nesse ramo, esse também é o caminho mais consistente para o sucesso do empreendimento. 

Conheça nossas soluções a alcance os melhores resultados.