Como o gerenciamento de projetos na construção civil pode tornar sua empresa mais competitiva

Cesar Dias 9 de abril de 2020
 Como o gerenciamento de projetos na construção civil pode tornar sua empresa mais competitiva

A gestão de projetos é um importante agregador de valor para a sua empresa, ajudando a otimizar o cronograma das obras, reduzir custos e minimizar erros.

O gerenciamento de projetos envolve a aplicação de diversas técnicas que estão presentes desde a elaboração e execução do planejamento, até o controle dos resultados. Na Construção Civil esse cuidado do início ao fim da gestão de cada obra ou projeto é fundamental para se alcançar maior êxito.

Isso ocorre, porque a gestão de projetos na Construção Civil possibilita coordenar os recursos de forma mais eficiente. Esses recursos envolvem materiais, equipamentos, financeiro, recursos humanos e os esforços necessários para o sucesso da obra, atendendo ao cronograma pré-estabelecido, custo, qualidade e risco. Além disso, ajuda bastante no momento de aplicar novas tecnologias e coordenar recursos.

Descubra como funciona o gerenciamento de projetos na Construção Civil e como aplicá-lo para conquistar competitividade no mercado.

O gerenciamento de projetos no ramo da Construção Civil

O início de cada projeto exige de você, enquanto gestor, uma avaliação sobre custo, tempo e limitações da obra. Quando a gestão de projetos está presente na estrutura de processos e na própria gerência de uma obra, é possível analisar e controlar esses fatores com maior efetividade para que se possa alcançar o sucesso.

Durante a fase de planejamento, defina com precisão os objetivos, desafios, melhores fornecedores, prazos, serviços que serão terceirizados, custos, mão de obra, os riscos e como preveni-los. Além disso, ainda deve-se atentar às especificidades de cada obra e suas distintas fases de produção. Cada projeto é único, por isso, os processos devem ser padronizados a fim de garantir a produtividade de colaboradores, a logística de materiais, o uso eficiente dos equipamentos, acesso aos locais e mapeamento dos riscos, além de questões relacionadas à segurança do trabalho.

É imprescindível avaliar, durante todo o andamento da obra, se tudo está acontecendo segundo o planejado. Dessa forma, é possível garantir todos os benefícios que o gerenciamento de projetos pode acarretar, como: diminuição de custos, melhor controle de recursos, previsibilidade de necessidades e imprevistos, cumprimento de prazos e orçamentos, além, é claro, de maior competitividade no mercado. Algumas práticas essenciais ajudam bastante nesse processo.

Faça um escopo de todo o projeto

Não adianta iniciar um projeto se você não sabe qual serão as etapas a serem percorridas e o que avaliar e controlar em cada uma delas, não é verdade? Por isso, o escopo é tão imprescindível, servindo como uma espécie de mapa que destaca os objetivos específicos da abordagem e como considerá-los, orçamento, mapeamento de processos, cronograma e metas. Dessa forma, você consegue saber exatamente o que precisa ser feito, o tempo necessário para cada tarefa e os custos.

Sua análise deve ser baseada em projeções confiáveis pautadas em dados de obras anteriores realizadas em locais parecidos. Para facilitar a execução, evite alterar o escopo frequentemente. Por outro lado, não esqueça que ele não pode ser totalmente rígido, pois obras estão sujeitas a condições incontroláveis.

Defina uma metodologia de acompanhamento

Para que você seja capaz de gerenciar os projetos na Construção Civil com eficiência é necessário considerar as necessidades específicas de cada realização. Só assim, você compreenderá a melhor metodologia para planejar e acompanhar todo o projeto.

Ferramentas, como a matriz SWOT, auxiliam bastante nesse sentido, apontando todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à conclusão da obra. Outros aliados importantes são o PDCA, que facilita todo o gerenciamento do projeto, e o método lean, que ajuda a minimizar desperdícios de tempo e dinheiro.

Também é necessário traçar estratégias para controlar a produtividade das equipes externas. Acompanhe a conclusão das tarefas em relação ao esperado, compare o desempenho das equipes entre si e a quantidade de retrabalhos. Para facilitar, invista em ferramentas de comunicações e em softwares de gestão e acompanhamento que lhe permitam registrar esses dados de forma confiável para embasar suas decisões.

Atenção total com a inspeção final da obra

Aplicar uma estratégia robusta de gestão durante todo planejamento e execução da obra não é suficiente se a finalização ficar em segundo plano. Realizar uma inspeção minuciosa é essencial para garantir que tudo está conforme previsto e obter a satisfação do cliente. Verifique o que está sendo entregue em relação ao planejado, os custos reais, tempo de entrega e os acabamentos. Utilize um checklist para facilitar e não esquecer de nada.

Melhore sua inteligência de gerenciamento de projetos para as próximas obras

O gerenciamento de projetos na Construção Civil é um processo contínuo, por isso, agregue experiências e dados prévios para otimizar a atuação futura. Procure manter um registro de dados e ocorrências que possam trazer aprendizados, como por exemplo, imprevistos que culminaram em atrasos e custos além dos previstos.

software é o seu “melhor amigo” nessa etapa, pois possibilita o registro e armazenamento de todas as informações fornecendo análises capazes de indicar padrões e gargalos. Conhecendo essas informações, fica muito mais fácil melhorar a efetividade da sua empresa e aumentar a sua competitividade no mercado.

Quais abordagens você emprega na sua empresa para garantir um melhor gerenciamento das obras e o sucesso da sua empresa?