Evolução tecnológica: oportunidades e desafios para as empresas

Cesar Dias 9 de abril de 2020
 Evolução tecnológica: oportunidades e desafios para as empresas

As novidades tecnológicas agilizam as tarefas cotidianas e auxiliam no desenvolvimento de produtos e serviços gerando novas oportunidades e desafios.

Em um mundo cada vez mais conectado, no qual as distâncias físicas encurtam-se a cada dia, as novas tecnologias desempenham um papel crucial. Toda essa evolução tecnológica nos conduziu a uma era em que as possibilidades de comunicação são infinitas, isso, obviamente, tem uma enorme influência no mundo dos negócios, onde novos desafios e oportunidades não param de surgir. 

Apostar em inovação e análises prospectivas de negócio é uma realidade a qual as empresas precisam se adaptar frequentemente. Um produto, serviço ou processo pode se tornar obsoleto ou ineficaz muito rapidamente; para isso, basta os seus concorrentes se mobilizarem antes da sua empresa. 

Investir em tecnologia, portanto, é necessário para que você não “fique para trás” em todos os sentidos. Além de proporcionar inovação constante para os produtos e serviços desenvolvidos pela sua empresa, também otimiza a produtividade e possibilita a inserção de novas práticas que ampliam os resultados. 

Ao mesmo tempo em que abre novas oportunidades, as inovações também trazem alguns desafios. Conheça os principais e use a tecnologia a seu favor. 

Integração entre evolução tecnológica e negócios

A maior parte dos negócios, independente do ramo de atuação, está envolvida em atividades de inovação, seja desenvolvendo produtos ou processos ou através de estratégias de marketing, recursos humanos, atendimento ao cliente, dentre diversas outras formas de atuação. Isso acontece porque a implementação tecnológica é visível tanto nos processos internos, quanto no desenvolvimento de produtos e serviços.  

Nessa nova realidade, qualquer área sofre influência constante dos avanços tecnológicos. Recursos, como Data Centers, ferramentas de Business Intelligence e Big Data, podem representar uma grande oportunidade para que você melhore a qualidade e a eficiência dos seus processos. Além disso, essas tecnologias obrigam a empresa e seus colaboradores a saírem da sua zona de conforto, o que pode contribuir para ampliar o seu portfólio de produtos e serviços.   

A evolução tecnológica melhora a eficiência dos processos internos e a produtividade 

A tecnologia é uma grande aliada quando o objetivo é agilizar as tarefas rotineiras, impulsionando a produtividade das empresas. Os softwares de gestão, agendas eletrônicas e redes de mensagens instantâneas são excelentes exemplos. 

Todas essas ferramentas permitem reduzir o tempo gasto com determinados processos e automatizar demandas antes feitas de forma manual. Com isso, os colaboradores ganham tempo para se dedicar ao que fazem melhor e às funções mais complexas. O resultado não se reflete apenas na melhora da produtividades, mas também no aumento do número de clientes, já que eles passam a ter mais tempo para buscá-los. 

Outro fator é a prevalência de automação sobre o trabalho humano em alguns setores, como indústrias. Além de acelerar os processos, esse fenômeno também abre espaço para o surgimento de novas qualificações profissionais. 

Porém, o grande desafio é alinhar todas essas tecnologias com as rotinas, processos e políticas da organização. Adotar uma ferramenta inovadora, sem que haja um planejamento claro, capaz de delimitar os objetivos e metas de produtividade a serem alcançados, ou implementar um sistema sem o treinamento adequado da equipe, não será capaz de aumentar a produtividade do time e a rentabilidade do negócio.   

Inovação x Capacitação

Capacitação e inovação estão diretamente relacionadas, afinal, uma maior necessidade de tecnologia em uma empresa, demanda profissionais qualificados e colaboradores multitarefa. Entretanto, nem sempre é fácil encontrar pessoas que atendam às exigências, por isso, uma boa dica é apostar em desenvolvimento e treinamento interno. 

Captação de recursos para inovação

O cenário atual, não apenas pede, mas exige que as empresas invistam em tecnologia. Se você precisa de recursos para isso, aproveite as legislações e editais de incentivo à tecnologia. Acompanhar todo esse processo é um desafio para o empreendedor! Mas também uma oportunidade de contar um amplo suporte técnico, contábil e fiscal, alavancado os processos internos e a lucratividade das empresas. 

Centralização das informações 

É normal que as empresas acumulem arquivos ao longo do tempo, e encontrar um documento em meio a tantos pode ser um verdadeiro desafio. Nesse novo contexto de aumento da conectividade, o volume de informações é ainda maior, fontes distintas reúnem dados processados e não processados, que podem ser muito úteis para o negócio. O cruzamento dessas informações pode gerar insights e projeções de cenário importantes, mas nada disso será possível se elas se perderem em meio a tantos arquivos.  

Investir em sistemas que permitam digitalizar e centralizar as informações em um único lugar, agiliza o trabalho e evita que minutos preciosos sejam gastos com atividades infrutíferas. Além disso, centralizar todos os documentos em um único local facilmente acessível, ajuda os gestores a encontrá-los facilmente, favorecendo a tomada de decisões e a resolução rápida de desafios que surgem rotineiramente. 

Portanto, centralize os dados consolidados e monitore as atividades em tempo real, pois assim, você estará usando as métricas e indicadores a seu favor.  

Crescimento do uso de dispositivos mobile

Cerca de 60% dos brasileiros acessam à internet exclusivamente por meio de dispositivos mobile, por isso, é importante avaliar como as soluções para esses dispositivos podem influenciar o seu negócio. 

Em um mundo de múltiplas telas, que dividem a atenção dos consumidores, os caminhos tradicionais de conversão se tornam menos relevantes, abrindo espaço para novas oportunidades, que serão aproveitadas por quem conseguir fornecer informações úteis e relevantes em momentos propícios. Por isso, não fique para trás, aproveite todas as oportunidades que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa. 

E você…está preparado para aproveitar todas as oportunidades e superar os desafios que a evolução tecnológica pode trazer para o seu negócio?